sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Não esqueça de mim nas férias!



Fim de ano chegando, férias escolares, muitas famílias se transferindo para o litoral e outros destinos turísticos

Você já planejou suas férias? Provavelmente sim. E seus animais, também foram incluídos em seu planejamento?
Infelizmente muitos não consideram seus animais como membros da família e esquecem deles nessa hora, não se preocupando com seu bem estar e abandonando-os em casa ou nas ruas como objetos velhos e descartáveis.

Se não podem levar seus amigos de patas e pelos junto nas férias, existem outras soluções, que com um pouco de esforço e criatividade dá para deixá-los bem e confortáveis. Afinal, eles merecem!

Converse e negocie com algum vizinho ou parente para cuidar deles em sua ausência. Também existem no mercado várias clínicas veterinárias que fazem hospedagem de animais nessa época, além de hoteizinhos especializados. Outra alternativa é contratar um cuidador de animais que vai até sua casa alimentar, cuidar da higiene do local e do animal e levá-los para passear, se necessário.  É só ficar de olho nos jornais e procurar os anúncios dessa oferta de serviço.

Muita gente já está em contagem regressiva para fazer as malas e partir para o merecido descanso. Mas há um outro  grupo de pessoas que também estão ansiosas por essa época: os protetores que acolhem animais abandonados em suas casas, que já estão todos de cabelo em pé, preocupados com o problema do abandono que aumenta sensivelmente a cada fim de ano.

Mais um ano chega ao final e infelizmente não temos (novamente) o apoio de um CCZ ou abrigo de animais para resgate e acolhimento desses animais soltos na rua.

Por mais feiras de adoção e outras iniciativas das ONGs para recolocação de cães e gatos, o descarte ainda é bem maior que as adoções, o que gera um problema físico e matemático para os protetores, que não sabem mais onde abrigá-los até sua adoção.

A mídia tem relatado diariamente casos e situações envolvendo negligência, abandono e maus tratos de animais, o que comove e sensibiliza a população, mas mesmo assim, estamos longe ainda de ver o problema diminuir.

Nós que lutamos diariamente contra isso, ainda ficamos chocados com a frieza de alguns seres humanos em relação aos animais. Como podem deixar para trás animais de estimação que foram companheiros da família durante todo o ano e que de uma hora para outra, se transformam em transtorno, em algo que não tem mais valor?

Não consigo entender isso. Até entendo que algumas pessoas não gostem de animais, porém aceitar a companhia deles quando for conveniente e depois abandoná-los quando não for mais, isso é inaceitável. Isso é desumano. Mas numa sociedade que abandona seus incapazes, idosos, doentes, bebês, não surpreende. Infelizmente.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário