terça-feira, 13 de novembro de 2012

Deputada Ana Paula defende políticas públicas


Florianópolis, 13/11/2012 - “Em qualquer circunstância, a sociedade deve proteger a vida, evitar toda forma de maltrato e sofrimento aos outros seres e buscar exemplos de civilidade em nosso mundo contemporâneo”. Com estas palavras, a deputada Ana Paula (PT) iniciou seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (13) da Assembleia Legislativa para destacar uma das bandeiras do seu mandato: o combate a toda forma de violência, inclusive contra os animais.
A parlamentar elogiou o trabalho que tem sido realizado no estado por entidades que trabalham pela proteção aos animais: “Tais movimentos voluntários são imprescindíveis”, disse ela. “Acompanhamos a organização, mobilização e defesa das ONGs Aprablu, de Blumenau, Alma Bicho, de Pomerode, Viva Bicho, de Balneário Camboriú e Ecosul, de Florianópolis. Todas estas organizações sobrevivem de doações de associados e de venda de produtos voltados ao bem estar dos animais de estimação”.
A atuação dessas entidades, na opinião da deputada, é fundamental para uma mudança na cultura da violência. “os exemplos de crueldade são os mais diversos: desde cães e gatos abandonados por seus donos em época de final de ano, passando por aves e peixes retirados de seu habitat natural para serem comercializados clandestinamente e muitas outras formas de crueldade”.
“Violência não é diversão”, disse Ana Paula, ao lembrar de alguns costumes, ainda incentivados em algumas comunidades catarinenses, que insistem em práticas que causam dor e sofrimento aos animais. “Lamentamos quando vemos animais explorados de forma impiedosa. Desejamos que toda esta cruel realidade seja alterada”. Segundo ela, a banalização de práticas cruéis “repercute no aumento da violência dentro de nossas casas, no seio de nossas famílias, contra mulheres, crianças e aos diferentes de nós”.
Por fim, a deputada defendeu a necessidade da ampliação do debate e de leis específicas no cuidado e proteção animal. Ela é autora do projeto de lei que prevê a castração de animais. “Necessitamos de centros de controle de zoonoses, de programas de castração de animais de rua sem sofrimento, essencial para controlar sua proliferação”, disse Ana Paula. Também é de autoria da deputada o projeto de lei que proíbe a realização das chamadas “Puxadas de Cavalo”, em Santa Catarina. Este projeto ainda tramita nas comissões técnicas do Parlamento.
      Ao encerrar seu pronunciamento, Ana Paula declarou:
     - Somente através da ética e do respeito às demais formas de vida é que será possível propiciar um futuro com desenvolvimento pleno, focado no crescimento sustentável, na convivência sem violência e nas transformações que a nossa sociedade tanto anseia.

Assessoria de Imprensa
Mandato Deputada Ana Paula Lima (PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário