sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Controle de animais por chip em Camboriu/SC

09/11/2012 | N° 12724
PROTEÇÃO
Chip vai controlar superpopulação de animais
São 30 mil cães e gatos em Camboriú, cerca de um para cada dois habitantes
CAMBORIÚ - Um chip instalado sob a pele servirá como carteira de identidade para cães e gatos. Cadastrados e identificados, eles terão uma proteção a mais contra o abandono, problema recorrente na cidade que tem mais de 30 mil animais praticamente um para cada dois habitantes.

Veterinários efetivos foram contratados pelo município e um trailer está sendo equipado para o serviço. Os procedimentos gratuitos também incluem esterilização e castração.

O projeto, que tem previsão de iniciar em janeiro, vai passar por todos os bairros da cidade e deve se estender a filhotes e animais adultos, abandonados ou não.

A ideia é evitar que cães e gatos sejam transmissores de doenças e vítimas ou causadores de acidentes.Semanalmente, pelo menos três avisos de animais atropelados chegam à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Camboriú.

– Temos muito problema com animais acidentados e esse é um dos principais motivos para trabalharmos com a posse consciente – diz o secretário, Márcio Rosa.

Além dos cães e gatos que vivem na rua, há casos em que o animal, mesmo tendo um dono, tem liberdade para circular, o que o expõe a riscos. Com o chip, os bichos soltos poderão ser identificados através de um cadastro, e os donos, responsabilizados.

A exigência de que todos os animais recebam o chip e a definição de penalidades para quem se negar ao procedimento dependerá da aprovação de lei municipal, que deve ocorrer nos próximos meses.

Hoje, a comprovação do abandono pode acarretar ao dono um processo por maus-tratos.

A expectativa é que o projeto custe de R$ 150 a 200 mil ao ano para o município de Camboriú – um valor que, na avaliação do secretário, reverterá na contenção da população animal.

– Em dois anos de trabalho, poderemos ter bons resultados – acredita Rosa.

                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário