terça-feira, 20 de novembro de 2012

Antidepressivo natural



Eu amo cães, nenhuma novidade para quem me conhece. Gosto muito de animais, mas os mamíferos são os que me comovem mais, pois são os que melhor demonstram seus sentimentos. Alguns chegam a ser tão bonitos, fofos e peludos, que dá vontade de tocar, beijar e abraçar. Mas os cães são meus favoritos, não tenho como negar.

O que muitos não sabem, é que alguns animais atuam como antidepressivos naturais e terapeutas para os seres humanos.

Pesquisas cientificas tem demonstrado como os animais são importantes terapeutas para muitos distúrbios emocionais e problemas físicos de crianças e adultos. Podemos destacar o uso de cães e gatos usados para visitar asilos, clínicas de pessoas portadores de câncer, reabilitação de prisioneiros de penitenciárias e outras experiências bem sucedidas.

Cavalos também são ótimos terapeutas principalmente com crianças com problemas emocionais, autismo, síndrome de Down. Casos de paralisia cerebral ou seqüelas de acidentes também fazem parte desse tipo de terapia.

Alguns animais são companheiros perfeitos para idosos, ajudando-os a superarem a solidão e a dor do luto. É maravilhoso ouvir depoimentos de pessoas que afirmam que seus animais são a razão para saírem da cama de manhã, pois são pequenas vidas que dependem deles. Muitos animais são responsáveis pela saúde física e mental de seus tutores, que se obrigam a sair de casa para passeios com seus cães, o que os exercita e socializa, tanto os animais como os humanos.

Mesmo que meus cães não sejam terapeutas formados merecedores de diploma e medalha, eles são meus antidepressivos naturais. Como minha matilha é formada por autênticos vira latas, cada um com uma embalagem diferente e individual, cada um tem seu formato, tamanho e personalidade própria. E cada um tem sua especialidade. Alguns adoram ser beijados e abraçados. Outros gostam de dormir aconchegados comigo. Outros preferem brincar de pegar com os amigos e exibir seus dons atléticos. Tudo isso é terapia para mim.

Acordar de manhã e interagir com rabos balançando a espera de atenção, carinho ou comida é uma coisa que não tem preço. No meio de uma tarefa entediante ou cansativa dar uma paradinha para apreciar uma brincadeira ou travessura deles me relaxa e reanima. Chegar em casa no fim do dia e ser recebida com alegria e entusiasmo pela matilha, é algo de valor inestimável.

Enquanto trabalho no computador, estou cercada por eles, que adoram ficar em volta, acompanhando os programas na TV e me fazendo companhia. Não tem como sentir solidão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário