terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Temporada de abandono de animais



O toque do telefone me sobressalta e me pergunto quem poderá ser do outro lado da linha. Se não reconheço o numero, logo imagino que seja mais uma pessoa desesperada pedindo ajuda para uma situação que envolva animais. Na maioria das vezes, querendo transferir um problema, poucas vezes oferecendo algum tipo de ajuda.

As férias de fim de ano nem começaram mas a temporada de abandono de animais continua cada vez mais forte. Todos os dias recebemos apelos de pessoas desesperadas para se desfazer de seus animais. Outros informam que resgataram uma ninhada ou um cão adulto “por pena”, mas não tem como ficar com ele, mesmo que provisoriamente, já que estão com viagem programada.

É preocupante e assustador como a cada fim de ano a situação se repete. Enquanto uma parte da população sai de férias, outra parte formada por abnegados protetores tenta resolver o problema como pode, e muitas vezes, como não poderia, acolhendo mais alguns animais numa casa já lotada e nem sempre com condições para isso.

É duro e difícil, mas algumas vezes temos que dizer não para alguns pedidos, pois simplesmente não temos como ajudar. Ser responsável pelas vidas dos animais que acolhemos, com data de chegada mas sem data para saida, exige um compromisso e desprendimento emocional que nem sempre estamos preparados. O cuidador de animais sofre a cada nova denuncia de abandono e maus tratos e essa época particularmente, traz mais angustia e sofrimento.

Em minha rede social tenho muitos ativistas e entidades de proteção animal e os relatos e histórias são parecidos em todo país, só muda a cidade. Algumas poderiam ter sido relatadas por mim ou por outro voluntário da ONG de proteção animal em que atuo, tamanha semelhança com o que vivenciamos aqui em Blumenau também.

A lei é clara: abandonar animais é crime e, embora ainda não seja aplicada com o rigor necessário, saiba que uma boa parte da sociedade está de olho em quem comete esse e outros crimes dessa natureza. E se você for flagrado abandonando ou maltratando um animal, poderá ser denunciado e terá que responder por isso.

Portanto, quando estiver pensando em levar um cãozinho, gatinho ou outro pet para casa, converse antes com sua família, pesquise sobre as necessidades dele e o custo que isso implicará, planeje o que fazer com ele em suas férias ou saídas de fim de semana. Informações sobre animais de estimação estão disponíveis em ampla literatura e na internet, além da TV que freqüentemente aborda o tema.

O abandono não é uma opção!


Nenhum comentário:

Postar um comentário