quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Fábrica de Filhotes: Abusando dos Cães para Esquentar o Comércio de Filhotes

3 / 1 / 2012

Sabe aqueles filhotes lindos e irresistíveis que ficam na pet shop esperando por um dono? Todos nós sabemos como é difícil resistir aqueles carinhas de anjo, mas o que nós não sabemos é que existe uma história por trás disso. Vamos entender melhor?!
“Puppy Mills” traduzido aqui como “Fábrica de Filhotes” são locais afastados onde centenas de cães de raça são confinados para gerarem filhotes que irão abastecer os pet shops do país. No site “Arca do Brasil” o autor explica que a fábrica funciona como um esquema industrial, muitas vezes com gaiolas umas em cima das outras, aos montes, com os animais largados em condições de espaço e higiene. Acreditem que já até existe comparação disso com os campos de concentração nazista.
Mas é tão grave assim? Sim, muito. Vamos tentar mostrar a razão.
Uma “fábrica de filhotes” pode começar bem perto de você, com um amigo ou vizinho que esteja “precisando” de dinheiro e então usa uma cadela para acasalar todo cio. Mas é claro que ele não tem condição e nem interesse em levá-la no veterinário para ver como estão as condições da mesma, e então os filhotes começam a carregar uma ou mais doenças hereditárias. Ou seja, além de prejudicar a fêmea que está parindo sem descanso e cuidados médicos, ainda os filhotes sofrem com problemas de saúde ao longo de sua vida.
Nas “Fábricas de filhotes” os animais são submetidos a condições deploráveis como pequenas gaiolas, pouca alimentação, nenhum cuidado médico, e muitas vezes ficam no tempo recebendo frio, chuva, calor e muito sofrimento. Por não gastar dinheiro com alimentação adequada, abrigo e cuidados veterinários, as fábricas de filhotes têm um lucro altíssimo.
Quando as fêmeas não servem mais, ou seja, não podem mais procriar, elas são sacrificadas ou simplesmente abandonadas.
Todo ano, centenas de cães de raça são resgatados em péssimas condições dessas fábricas e são submetidos a tratamentos, reabilitação (pois nunca saíram da gaiola e não sabem conviver com um humano) e então, se tudo ocorrer bem, são disponibilizados para adoção.
Porém grande parte desses cães não sobrevivem e como eu falei, são sacrificados e descartados dentro da própria fábrica.
 O pior disso tudo é que os filhotes comprados em pet shop também não possuem um futuro certo.
 O site “Arca do Brasil” explica: “[...] por impulso ou falta de informação, muita gente compra um filhote, apenas porque viu uma carinha fofa na vitrine. Alguns sequer têm tempo para dedicar ao animal, outros simplesmente não estão preparados para os gastos ao cuidar dele. Mas aí a coisa já está feita, e a solução é “dar para alguém”, ou pior, o abandono. Em São Paulo são cerca de 20 mil cães e gatos recolhidos anualmente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dos quais pouco mais de 1.000 conseguem um novo lar.”
Então, a pergunta é: qual é a solução para acabar com a fábrica de filhotes e o sofrimento desses animais?
NÃO comprar animais em pet shops, feira de filhotes, internet e classificados de jornais.
 Se você deseja um filhote, a atitude ideal é procurar um abrigo de animais abandonados ou feira de adoção. Lá você encontrará vários cães carentes e doidos para ter um lar.
Se mesmo assim, você deseja um animal de raça, pesquise mais sobre o assunto. Leia melhor sobre a raça e antes de comprar conheça os pais do filhote, garanta que eles não são usados apenas para procriar. Garanta a saúde do seu filhote e não colabore com o maltratos aos animais.
Fonte: Mundo Pet

Nenhum comentário:

Postar um comentário