quinta-feira, 25 de outubro de 2012

OPINIÃO: É isso aí, bicho!

O Criador nos deu um planeta pleno de vida, e sua criação máxima, o ser humano (?), prima pelo desrespeito à vida. É cruel o sofrimento dos animais de rua, muitos deles abandonados pelos donos de caráter desprezível. O pior é o descaso das autoridades, surdas aos apelos das entidades protetoras e insensíveis ao problema de saúde pública. Constroem-se palácios suntuosos neste país para abrigar burocratas apegados à ostentação de seus poderes e não se consegue – porque não se quer! – construir um mero Centro de Zoonoses que faz parte da solução. Não se trata de carrocinha, não é o caso de captura dos abandonados.

O caso envolve dignidade, respeito à vida, bom tratamento. Centro de Zoonose não é penitenciária de animais, e por isto defendo, com veemência e sem arredar o pé, que seja dirigido por entidade protetora de animais. No mínimo que se dê a elas o poder de fiscalização e, se for o caso, intervenção.

Quanto ao fato de o ser humano ser a criação máxima, há controvérsia. Pelo menos enquanto continuar a abandonar, maltratar ou ignorar o sofrimento dos animais. A propósito, vale lembrar Mahatma Gandhi: “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.”

valther@santa.com.br
VALTHER OSTERMANN|Colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário