quinta-feira, 25 de outubro de 2012

E agora, prefeito?



E agora, prefeito??

Às vésperas do segundo turno que irá decidir quem será o futuro prefeito de Blumenau, muitas questões esperam resposta no que se refere aos rumos que a cidade irá tomar.
Haverão mudanças na saúde, educação, mobilidade urbana, segurança? A população trabalhadora e que mora nos bairros terá alguma melhoria que facilite seu dia a dia?

São questões que só o tempo irá responder, pois o futuro é algo incerto, mas por se tratar de um processo democrático, onde a população decide quem será seu futuro gestor, já dá para se ter uma idéia do nível de satisfação do modelo de gestão escolhido.

Além de todas essas questões, algo que me preocupa particularmente, é com relação ao bem estar animal, pois uma cidade também é composta de sua fauna (doméstica e silvestre) e sua flora.
Assim como os seres humanos, todo animal tem direito à vida, ao respeito e à proteção e cabe a nós nos responsabilizarmos por isso.

Nossa cidade carece de uma política pública de proteção e bem estar animal, que garanta a eles seus direitos e punição aqueles que infringirem esses direitos.
A construção de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) se faz prioridade hoje no município, baseado em princípios humanitários de bem estar e respeito aos animais. Mas somente isso não resolverá o problema dos animais domésticos abandonados ou em situação de risco. É preciso criar uma estratégia de controle populacional de cães e gatos, através de campanhas de Posse Responsável e Esterilização (castração) desses animais, tanto aqueles com família, como os de rua ou sob a guarda de protetores de animais.

Para alguns, essa pode ser uma questão menor, pois a prefeitura deve se priorizar o cuidado com as pessoas e deixar que as entidades não governamentais (ONGs) se preocupem com isso. Mas estamos falando de saúde pública e educação também, pois animal na rua, doente, atropelado, revirando lixo, pode causar acidentes e transmitir doenças a outros animais e pessoas. Além disso, uma cidade que não se preocupa com seus animais, que tipo de valores está ensinando a seus cidadãos? Que é aceitável o abandono e maus tratos a animais.

Várias cidades brasileiras tem implantado bons projetos para o bem estar animal. Não é necessário reinventar a roda, basta identificar nosso principal problema e gradualmente ir criando soluções para amenizar o descaso e sofrimento dos animais.

O que espero da futura gestão municipal é que esteja mais aberta e sensível a essa causa e que olhe com mais carinho pelos cidadãos de patas, pelos, penas e bicos também.

Evelin Huscher


Acesse: http://www.blumenews.com.br/site/destaque/item/2213-e-agora-prefeito?.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário