quarta-feira, 31 de outubro de 2012

BH pode ter secretaria para defender animais

Belo Horizonte pode ter, em breve, uma secretaria responsável por fazer valer os direitos dos animais. O projeto, que está em discussão na Câmara Municipal, busca implantar a Secretaria Especial dos Direitos dos Animais, para que "exista um órgão na prefeitura com atenção voltada à defesa dos animais", conforme explicou o autor da proposta, vereador Sérgio Fernando (PV).

A medida é vista com entusiasmo por quem luta pela causa dos bichos. Esse é o caso da atriz Candice Araújo, que, nomeada pelos grupos de defesa como protetora dos animais, resgata voluntariamente cães e gatos nas ruas, paga pelo tratamento veterinário e cuida dos bichos em sua casa até que possam ser adotados.

Para ela, a secretaria poderia permitir a execução de alguns projetos, como, por exemplo, a criação de centros de reabilitação. "Seria um pontapé inicial para que, a partir dessa secretaria, fossem criados caminhos para a solução dos problemas, como a construção de hospital público para os animais", defende.

O fundador do Núcleo Fauna de Defesa Animal (NFDA), Franklin Oliveira, que realiza, há dez anos, a Feira do Melhor Amigo, acredita que a secretaria possa contribuir para ampliar o debate sobre o tema. "Tendo em vista que no município não existe ação efetiva, pelo menos (a secretaria) poderia estar levantando atenção para essa questão", diz.

A nova secretaria, de acordo com a protetora de animais Marina Victal, pode contribuir para unificar o trabalho realizado por voluntários. "É positivo. Quanto mais a gente conseguir organizar esse movimento, que hoje é pulverizado, melhor. São poucos tentando resolver um problema que deveria ser tratado pela prefeitura", pontua Marina, que participa de grupos de ajuda mútua em luta pela defesa dos animais nas redes sociais. O trabalho que eles realizam é buscar recursos para custear tratamento e cuidados dos bichos, além de estimularem a adoção.

O projeto de lei prevê que o Executivo, se sancionar a proposta, abra créditos especiais ou remaneje recursos orçamentários para formalizar a criação da nova pasta.

Fonte:  http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=214699%2COTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário