sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Com boa vontade dá!



 
Com boa vontade dá!

Diversos municípios brasileiros tem demonstrado através de iniciativas criativas e inteligentes que dá para fazer uma política pública de proteção e bem estar animal.

Algumas cidades catarinenses já perceberam isso e criaram suas próprias soluções, visando principalmente o controle populacional de cães e gatos com projetos de esterilização.

Um bom exemplo vem de Joinville que inaugurou em março deste ano o Centro de Bem Estar Animal (CBA), cujos principais objetivos são cuidar de animais vítimas de maus tratos e servir como espaço de conscientização sobre cuidados com os animais. A responsabilidade desse espaço cabe à Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema). Depois de tratados e esterilizados, os animais são colocados para adoção em parceria com as ONGs de proteção animal da cidade.

Outra iniciativa bacana vem de Criciuma, no sul do estado. Em 2009 o município instituiu a Semana Municipal da Proteção do Bem Estar Animal, realizada em outubro, através de um conjunto de ações voltadas à promoção do respeito à vida e à integridade física e psíquica dos animais. Os principais objetivos são estimular atividades de promoção e apoio à proteção do bem estar animal e conscientizar e sensibilizar todos os setores da sociedade para que respeitem a vida animal e compreendam e apóiem ações voltadas ao seu bem estar físico e psíquico.

Uma cidade catarinense que está na vanguarda em ações integradas para controle humanitário da procriação indesejada de cães e gatos, educação para o respeito a todas as formas de vida e combate aos maus tratos e abandono de animais é São Francisco do Sul. Em 2009 foi criado o Fórum de Zoonoses e Bem Estar Animal, colegiado deliberativo composto por representantes de diversos segmentos públicos, privados e não governamentais, para elaboração de uma política pública que contemple a criação, aplicação e fiscalização de uma legislação de controle de zoonoses e bem estar animal, ações de controle populacional, educação e responsabilização do cidadão para respeito aos animais. Os resultados práticos foram a criação do Centro de Bem Estar Animal (CBA) e o Castramóvel, um ônibus adaptado e equipado para assistência e castração de animais de rua e de munícipes carentes.

Até Bombinhas, cidade litorânea com população de 14.293 habitantes (Censo 2010), inaugurou em 2011 o Centro de Vigilância Animal, espaço destinado a castrações de cães e gatos domiciliados, serviço que objetiva um controle mais eficiente da população animal no município e tende a reduzir as doenças de origem animal.

Itajaí possui um Canil Municipal que abriga mais de 200 cães e aproximadamente 20 gatos, administrado pela Secretaria de Saúde, sob responsabilidade do Departamento de Vigilância Epidemiológica. As adoções dos animais são feitas diretamente no local e em feiras de filhotes em parceria com estabelecimentos comerciais, sendo que todo animal doado sai castrado ou com data marcada para castração, no caso de filhotes.

Até Pomerode, uma das cidades catarinenses onde se realiza a puxada de cavalos, recentemente firmou um convênio com a FURB para esterilização de cães e gatos. Vai entender uma coisa dessas?

Infelizmente em Blumenau a situação é bem diferente, pois o município não possui nenhum projeto ou ação efetiva para a proteção e bem estar animal. Hoje o resgate, reabilitação e recolocação de animais abandonados é feito por ONGs de proteção e protetores independentes, com apoio de alguns veterinários solidários e sensíveis ao problema do enorme numero de animais de rua ou em maus tratos.

Os exemplos acima vindos de cidades maiores e menores que Blumenau comprovam que com boa vontade dá!

Evelin Huscher

Acesse:  http://www.blumenews.com.br/site/destaque/item/2228-com-boa-vontade-d%C3%A1.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário