quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Realidade dos criadores de animais

O assunto “comprar cachorros ou gatos” é sempre delicado. Infelizmente, a maior parte das pessoas desconhece de onde vem aquele “filhote bonitinho” que está no Pet Shop e conhece menos ainda como funcionam parte dos criadouros. Ninguém entende porque cães comprados (geralmente os pequenos, por serem maioria) são tão estressados e fazem tanto barulho e acham que não há relação disso com o negócio de criação, mas há.

Em um criadouro comum, a lógica comercial é simples: vidas são um negócio. Um negócio serve para dar lucro e quanto menos custos, melhor. Dezenas de casais novos são escolhidos como reprodutores e as fêmeas são inseminadas naturalmente, muitas vezes, iniciando com apenas 8 meses de idade, já no primeiro cio, quando seu corpo geralmente ainda não está pronto para isso. Cada ninhada pode chegar a 16 filhotes e a cadela é inseminada repetidamente a cada cio, até não aguentar mais. Os filhotes mamam por cerca de 30 dias, quando deveriam mamar por no mínimo, 45. Existem estudos, um deles que até gerou um programa que é exibido no Discovery Channel com o título “Porcos: animais geniais”, que provam que mamíferos desmamados precocemente tendem a ser mais estressados. E aqui está a explicação de porquê cães de criadouros, que quase sempre são desmamados precocemente, são tão estressados e barulhentos. Quem já não viu cães de raça minúsculos dando verdadeiros escândalos na rua ou em casa?

Ocorre que o desmame precoce aumenta o lucro, pois diminui o custo de manter os animais no criadouro e traz o dinheiro mais rápido. Os casais reprodutores, quando deixam de gerar bons filhotes pela exaustão, costumam ser descartados ainda com 3 ou 4 anos de vida, pois se não podem mais gerar lucro, tornaram-se apenas custos. Os filhotes que nascem com qualquer problema, são igualmente descartados.

A foto abaixo mostra essa realidade: um casal de Goldens que junto com outros 12 cães foram descartados em SP por não gerarem mais lucros como reprodutores. Neste momento, outros casais de cães, mais jovens, já os substituíram e estão "trabalhando" para, daqui há poucos anos, terem o mesmo fim. E assim, a engrenagem funciona, infelizmente, patrocinada por quem compra.


Fonte: Facebook Clube dos Vira Latas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário