terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Porque ajudamos os animais



Essa semana fiz uma postagem em meu facebook sobre uma estripulia que um dos caninos sob minha guarda aprontou, que acabou provocando uma reação inesperada de outra pessoa. Quem me conhece sabe de minha paixão e que uso a rede social para divulgar a causa que defendo, ou seja, a garantia dos direitos dos animais. Pois esse cidadão, como muitos outros que parecem viver ainda no século passado, se aborreceu com essa postagem e sugeriu que eu fosse cuidar de crianças em vez de cães.
                                         
Esse discurso batido e antiquado cansa, mas infelizmente ainda é bastante usado para criticar os defensores e protetores de animais.

Pessoas são movidas por diferentes paixões. Alguns tem em sua religião sua paixão; outros tem paixão por seu time de futebol; há aqueles que idolatram cantores e astros da música; outros são apaixonados por seu trabalho; outros ainda tem na política sua razão de viver. Muitas dessas paixões eu não curto, mas respeito, desde que não ofendam o direito de outras pessoas pensarem diferente.

Respeito e admiro os militantes de várias causas sociais, principalmente as que envolvem parcelas da população discriminadas e desprotegidas pela sociedade. Pessoas que trabalham com idosos carentes, crianças em abrigos e hospitais, dependentes químicos, são pessoas evoluídas e com um nível de desprendimento fora do comum.

Só que essa não é minha praia, assim como cuidar de animais não é a praia de muita gente.
                                    
Em nosso país poucas são as cidades que tem projetos eficazes para o bem estar animal, assim como não existe SUS para animais. Empresas que ajudam entidades de proteção animal não podem abater suas doações do imposto de renda, o que também desestimula esse tipo de ação.

Quando o governo não atende determinada necessidade, é a sociedade que se organiza para amenizar essa demanda. Por isso na maioria das cidades existem as entidades não governamentais de proteção ao animais, compostas por pessoas que tem paixão por animais e fazem isso com desprendimento e comprometimento enormes.

É difícil explicar de onde vem essa paixão, mas para a maioria de nós, já nascemos com ela. O sofrimento dos animais nos sensibiliza e nos move a agir em favor deles.

Por isso, peço aqueles que não curtem nossa paixão pela causa, que pelo menos nos respeitem, e se não puderem ajudar, então não atrapalhem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário