quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cuidados com seu pet no verão

VERÃO, CALOR, SAIBA QUAIS OS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TOMAR PARA QUE SEU BICHINHO NÃO SOFRA NESTA EPOCA DE CALOR INTENSO:

Verão!
Apesar do clima de despreocupação geral, o verão requer cuidados redobrados com cães e gatos. Forneça água fresca e limpa para animais de rua, de preferência sob uma sombra! Sede e calor matam! Nada de deixar os peludos dentro do carro, mesmo que com janelas abertas. Dentro dos veículos a temperatura pode subir rapidamente e matá-los. Prefira deixar seu amigo em casa, na sombra e com muita água fresca. Pode não parecer, mas o verão tem perigos característicos da estação.

Moscas
Moscas são sinônimo de falta de higiene da nossa parte! Causam bicheiras (vermes que comem o cão vivo!) e bernes. Mesmo que você mantenha tudo limpo, se seu animal estiver com alguma secreção (como nos ouvidos, por exemplo) ou ferimento, as moscas aparecem. Existem medicamentos baratos e eficazes para espantar moscas e mosquitos. Óleo de neem e óleo de citronela também podem ser usados no combate aos insetos!

Perigo!
Cães não suam como nós e controlam a temperatura corporal através da respiração. Por estarem mais próximos do chão, sofrem muito com o calor. Seu cão deve poder escolher quando ficar na sombra ou no Sol. Se você precisar prendê-lo por algum motivo, só o faça se a casinha estiver sob a sombra e o ambiente for fresco. Bacias com água para que ele possa mergulhar as patas e se refrescar ajudam muito, mas nada justifica uma casinha diretamente sob o Sol.

Banhos
Mais do que dar muitos banhos, que podem deixar o animal com problemas de pele e ouvido, prefira escovar seu amigo. Cães e praia não combinam nunca! Os pobres animais que circulam nas praias estão lá somente por que foram covardemente abandonados e, por serem dependentes do homem, o procuram em qualquer lugar. Cães sofrem com a poluição deixada pelos humanos nas praias, como restos de cigarros, comidas estragadas, vidros quebrados e até fezes humanas. Eles também pegam fungos, bicho de pé e outras doenças na praia!

Outras dicas
Nada de tosar seu amigo de maneira a deixá-lo com a pele exposta! Eles também sofrem com queimaduras e câncer de pele e precisam de proteção solar, principalmente os que não têm focinho preto e que têm pelo claro. Considere tosar seu peludo, mas converse com um bom tosador antes, já que em algumas raças é justamente a pelagem abundante e suas características específicas que protegem do calor e dos efeitos nocivos do Sol.

Cuidados
Se o chão está quente para você pisar descalço, está igualmente quente para as patas cães e gatos. Nada de caminhar ou correr com eles entre 10h e 16h! Se você quer torrar ao Sol, o problema é seu, mas não vá matar seu amigo de desidratação, câncer de pele ou insolação. Água de coco é uma ótima pedida para os peludos e deixar que brinquem com a casca do coco os mantém muito estimulados e distraídos.

Refrescante
Coloque rodelas de salsicha para congelar em forminhas de gelo e ofereça a seu cachorro. É uma ótima maneira de hidratá-lo brincando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário