terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Começou bem!




2013 começou com o anuncio da criação da Diretoria de Bem Estar Animal em Blumenau, o que deixa os militantes dos direitos dos animais animados e esperançosos de que essa medida tomada pelo novo prefeito Napoleão Bernardes seja apenas o inicio de muitas outras que virão em favor dessa parte da população.

Finalmente vemos um prefeito que valoriza e destaca a proteção animal, abrindo espaço logo no inicio de seu governo para ações voltadas ao bem estar animal. A nomeação de Eliomar Russi, protetor de animais atuante há muitos anos para a coordenação da diretoria demonstra assertividade por parte do prefeito e respeito pela causa. Sabemos que esse é apenas o primeiro passo de uma jornada longa, porém, passo fundamental e decisivo para a criação de uma política pública, hoje tão necessária na cidade.

Considero as eleições municipais de 2012 um marco para o movimento, onde pela primeira vez tivemos candidatos a vereador com propostas concretas voltadas à proteção animal, com destaque para o próprio Eliomar e para mim, que juntos somamos mais de 4 mil votos. Em minha análise, esse resultado mostra que a população blumenauense é sensível ao bem estar animal e quer ver o problema do abandono e maus tratos aos animais domésticos resolvido.

Também os principais candidatos à prefeito/a pontuaram em suas plataformas questões de saúde pública envolvendo os animais, como a implantação do CCZ na cidade. Nos debates e entrevistas aos candidatos, o tema foi recorrente. Essa é uma questão que a gestão municipal deve assumir, a exemplo de muitas outras cidades catarinenses que já tem políticas implantadas. Blumenau infelizmente está atrasadíssima e precisa correr atrás do prejuízo.

Volto a afirmar que junto com a implantação do CCZ e do abrigo municipal de cães e gatos, é preciso implantar outras ações tão importantes como essa, como campanhas regulares de esterilização de animais domésticos e campanhas educacionais para a posse responsável. Entendo que essas três frentes coordenadas em conjunto, serão de fundamental importância para o controle populacional de animais e o respeito à vida e dignidade deles.

Cumprimento o prefeito municipal pela iniciativa e desejo sucesso ao novo Diretor de Bem Estar Animal. Contem com o apoio dos protetores de animais da cidade, que ansiavam por isso.

Acredito que esse ano será histórico e que teremos boas novidades em relação aos direitos dos animais. Pelo menos já começamos bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário