sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Plano de Emergência


LEMBRE-SE
 
Se é perigoso para você, é perigoso também para eles!
 
Em caso de emergência, leve sempre seus animais com você, sejam cães, gatos, aves, peixes ou qualquer outra espécie! No caso da impossibilidade de levá-Ias consigo a um abrigo público para pessoas, procure casas de amigos ou parentes para acolhe-Ias provisoriamente.
 
Não se esqueça de identificar preventivamente seus animais com coleiras ou plaquetas, com seu nome e um telefone para contato.
 
o que fazer ao abandonar uma área de risco?
 
Caso não consiga levar todos os animais com você naquele momento, deixe-os soltos na área mais segura e alta da casa, com água e alimento em grande quantidade e retome ao local o mais rápido possível com equipamentos adequados para poder resgatá-Ios (guias, caixas de transporte, redes, gaiolas, etc).
 
Na impossibilidade de resgatá-Ios sozinho, procure a ajuda das autoridades locais (Defesa Civil, Corpo de Bombeiros) ou ONGs de proteção animal que estejam atuando na região, explicando que há animais naquele local e que eles precisam ser resgatados o mais rápido possível.
 
Todos os animais de estimação na medida do possível devem acompanhar o responsável para a casa de parentes
ou um lar provisório. Os animais mantidos em gaiolas, como aves, ou em aquários, também devem ser transportados para um local seguro. Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e supervisionados até total adaptação ao novo local.
 
Outros cuidados fundamentais em caso de chuva intensa:
 
• Mantenha a ração estocada em áreas bem altas e não ofereça alimento úmido ou água contaminada aos seus animais, pois isso pode prejudicar a saúde deles.
 
• Descarte todos os utensílios ou alimentos que tiveram contato com a água da enchente, pois estes podem estar contaminados.
 
• Procure atendimento veterinário se o animal apresentar sintomas de doenças (como vômitos, diarreías, secreção nasal/ocular, mucosas amareladas, etc) que podem indicar importante zoonose, como a Leptospirose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário