quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A importância dos brinquedos na vida dos cães



Publicado em: 16/2/2011 12:47:32

Logo que abrem os olhinhos, os cães começam a descobrir um mundo mágico cheio de formas, sons, texturas, cheiros e sabores. Assim como os bebês humanos, eles passam a, literalmente, experimentar o ambiente. Como não têm mãos, passam a colocar tudo na boca, mas diferente dos humanos, essas boquinhas nervosas já possuem dentinhos superafiados e prontos para roer.
Um cão, em ambiente selvagem, começa a explorar os arredores do covil sob supervisão cuidadosa da mãe, testa os limites medindo força com seus irmãos com a finalidade de decidir futuramente qual será sua posição dentro da matilha. Mas, para isso tem que, através de brincadeiras, aprimorar suas habilidades: tanto para caça, quando para luta, isso decidirá sua importância dentro dessa família, quanto vai comer, quanto será respeitado e se terá a oportunidade de passar adiante suas qualidades genéticas. Terá que exercitar muito seus músculos, reflexos, mordida e resistência.
No meio não controlado por nós (humanos), os cães têm ambiente para praticar "lutinhas", mordidas, emboscadas e perseguições. Um animal bem sucedido nesses quesitos, com certeza, terá grande chance de ter seus genes passados a outras gerações.
As brincadeiras servem para firmar laços entre os membros da matilha e dar saúde psicológica para todos os integrantes da família. Essa diversão que, às vezes, parece um momento de loucura dos cães, que ficam eufóricos e correm sem rumo, rosnam, latem, saltitam e atacam alguma planta ou galho malvado, é muito importante para o desenvolvimento físico é mental dos cães.
No caso dos cães domésticos, a urbanização e a falta de segurança diminuíram em muito os espaços e lugares onde essas atividades podem ser praticadas. A maioria dos cães saiu dos quintais e foi para dentro de casa. Com isso, o fator higiene, também, acaba impedindo que muitos deles visitem parques e praças com a frequência recomendada. Por esses e outros motivos surgiu a importância de brinquedos específicos para cães. A maioria dos brinquedos que encontramos no pet shop são feitos para humanos e não para cães.
Cotidianamente encontro relatos de pessoas que quase perderam seus cães porque os peludos engoliram parte de brinquedos que não são projetados para eles. Brinquedos com muitos fios, feitos de plástico macio, ou simplesmente com peças que podem ser arrancadas representam perigo para nossos peludos.
Sempre após um atendimento, em meu consultório, de cães muito ativos, onde era necessário recomendar alguma atividade para desestressar um "arruaceiro", tinha muita dificuldade em indicar um brinquedo que fosse suprir a necessidade do cãozinho, pois só existiam produtos importados para esse fim e o valor era muito alto, o que forçava o dono a comprar produtos não recomendados.
Felizmente, graças a alguns empresários conscientes, hoje podemos contar com uma gama de produtos voltados às mais diversas necessidades dos nossos mascotes, sejam eles cães destruidores, com problemas de ansiedade, ou até mesmo para dar entretenimento aos animais que ficam sozinhos. Os formatos dos brinquedos podem ser muito diferentes daqueles que estamos acostumados, mas têm um efeito maravilhoso para os cães, afinal é disso que eles precisam.
É preciso entender que estamos buscando um brinquedo para o cão e não para nós. Por isso, é bom pensar quando vamos comprar um presente para o nosso "amigão" ou comprar algo recomendado por um profissional.
É melhor comprar um brinquedo que resista às investidas do seu lobinho ou perder aquele celular, bolsa ou sapato que tanto gosta.

Por Jorge Pereira
Cinotécnico


Nenhum comentário:

Postar um comentário