quarta-feira, 24 de agosto de 2011

E se não existissem protetores de animais?

Esses dias, entrando em uma loja fui obrigada a escutar uma conversa entre duas pessoas que denegriam o trabalho dos protetores e ainda sugeriam que ONG’s de defesa animal eram tudo fachada para ganhar dinheiro. Como eu não queria cometer um duplo homicídio, decidi falar somente antes de sair e deixei uma pergunta no ar para as duas criaturas: E se não existissem protetores, ONG’s e afins, vocês iriam culpar quem por existir tantos animais nas ruas?
 
A maioria das pessoas, quando vê um animal vagando liga para uma ONG ou alguém que, de forma independente e com recursos próprios resgata animais, exigindo que venha buscá-lo imediatamente, e se a resposta for negativa são proferidos os mais diversos xingamentos, ofensas e frases que indicam que estamos deixando de fazer nossa obrigação. É incrível como as pessoas distorcem o significado da palavra ‘voluntariado’, e encubem a nós uma responsabilidade que é da pessoa que abandonou o animal, esse sim é o culpado pelo peludo estar na rua,  por deixar sua cadela ou gata ter crias consecutivas e depois jogá-los por aí, por permitir que seu cão ou gato dê voltinhas fazendo filhotes na vizinhança expondo-os a perigos inimagináveis, por atropelar um bichinho e não prestar socorro, é  para essa criatura que se deve ligar, e fazer-lhe ouvir tudo que nos é dito injustamente.
Saiba que não somos empregados de ninguém,  não existe a profissão “protetor de animais”, ninguém recebe salário para isso e nem verba governamental, ainda mais porque não existe lei de incentivo fiscal que conceda descontos em impostos no caso de contribuição para ONG de proteção de animais domésticos.
 
É como culpar o rio pela enchente e não os verdadeiros causadores das circunstâncias: as pessoas que entopem de lixo as águas, destroem as matas ciliares e habitam áreas de proteção.

Somos todos voluntários por amor, por acreditar que juntos podemos fazer um futuro melhor, por não conseguir ver a incompetência do Poder Público em lidar com a situação dos animais abandonados, por lutar contra a negligência  dos governantes com a causa animal, mas principalmente por programas de esterilização gratuitos, pela conscientização da população e criação de leis mais punitivas e eficazes.
 
E jogo a bola para você agora, já parou para pensar nisso?
 
Então antes de nos criticar, pesquise e reflita sobre o problema, cobre a mudança na realidade sofrida desses animais de quem realmente deveria estar fazendo alguma coisa, mas prefere ser omisso: GOVERNO e Ministério Público. Seja da Prefeitura, do Estado ou do País. É para os administradores públicos que  se deve ligar, são os vereadores e prefeitos que deveriam ouvir essas atrocidades, são eles que podem modificar a situação.
 
Seja o exemplo, sempre adote e castre seus animais, comece a conscientizar as pessoas ao seu redor, mude o “mundo” que está ao seu alcance. Denuncie abusos, abandono e maus-tratos na delegacia mais próxima, patrocine e participe de campanhas e projetos em prol dos animais, junte-se a nossa luta.
www.obafloripa.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário