Depois de conviver durante anos com uma família, muitos cães são abandonados na rua, ou em abrigos. E as chances desses animais encontrarem um lar são pequenas, já que a maioria das pessoas que adota pets opta por um filhotinho, afinal, eles são irresistíveis. Muitos acreditam que cachorros mais adultos ou velhinhos estão doentes ou sofridos demais para voltar a integrar uma família.
Engana-se quem pensa assim. Abrigos estão abarrotados de cães saudáveis e em perfeitas condições para levar carinho, amor e alegria para qualquer família ou pessoa, desde que alguém lhes dê uma oportunidade. Confira abaixo, alguns mitos e verdades elaborados pelo site “Dogtime”, sobre um bichinho adulto.
Cachorros disponíveis para adoção devem ter vários problemas
São vários os motivos que levam um cão a ser abandonado, e a maioria não está relacionada com o cão, e sim com o dono. Segundo o “Dogtime” o principal motivo alegado é “mudança”, logo seguido por “não tenho tempo”. Isso significa que muitos animais chegam ao abrigo sem o adestramento básico. Mas isso é algo que pode ser facilmente solucionado. Cães que apresentam graves problemas geralmente não são disponibilizados para adoção.
Você não criaria vínculo com um cão que você não criou
Errado. Cachorros de qualquer idade podem crescer muito apegados a quem lhe der carinho. E podem criar um vínculo bem rapidinho! Além disso, você saberá o quanto o cão adulto é afetuoso quando você o levar para casa. Mesmo um filhotinho bonitinho pode se transformar em um adulto arisco.
Se eu adotar um cão adulto só poderei escolher vira-latas
E qual o problema em levar um vira-lata para casa? Eles são amorosos e queridos como um cão de raça. E ainda costumam ser mais resistentes. De acordo com o “Dogtime”, 25% dos cães em abrigos são de raça pura, e muitos grupos de resgate de algumas raças contam com muitos cachorros de raça pura à procura de um lar. Mas se você faz questão de um animal de raça, saiba que a chance de encontrar um cão adulto são maiores. Mas... por que não um vira-latinha?
Ainda pensando sobre o assunto?
Se você ainda está em dúvida se deve ou não adotar um cão adulto, considere a vantagem de conhecer o que você está levando para casa. Com um cão já crescido é possível saber se ele é bom com crianças, um companheiro para corridas, ou se não late muito. Filhotinhos são encantadores, mas é impossível saber como serão quando crescerem.
Os abrigos de cães abandonados e CCZs (Centro de Controle de Zoonoses) das cidades possuem uma característica em comum: estão lotados de cães adultos, sendo muitos deles idosos, SRD (sem raça definida, conhecidos como vira-latas) ou doentes. Isso acontece pela preferência das pessoas em adotar animais mais jovens. Afinal, quem não se encanta com o olhar de um filhote, não é mesmo?
Mas, se você pensa em adotar um adulto, reflita com muito carinho e decida com responsabilidade para não agir por impulso, pois você estará dando uma segunda chance a um animal que, provavelmente, já tem um histórico bem sofrido. Ele não merece passar por um novo trauma.
Adotar um adulto parece um desafio, mas traz muitas vantagens:
• Um cão adulto tem uma personalidade e temperamento bem definidos. Não vai mudar de comportamento sem alguma razão;
• A primeira pergunta de quem adota um filhote é "será que ele vai crescer muito?". Não terá nenhuma surpresa adotando um já crescido! Muitos cães são abandonados por ficarem grandes;
• Se o cão adulto for adotado de abrigo/CCZ/protetores, haverá funcionários/voluntários competentes para passar informações exatas sobre o comportamento do animal e estas pessoas te ajudarão a achar um cão ideal de acordo com seu perfil e sua rotina de vida;
• Filhotes possuem bastante energia e precisam de mais supervisão do que um adulto;
• Por conta dos dentes que estão nascendo, filhotes sentem mais necessidade em morder e destruir objetos;
• O cão adulto, além de ser mais higiênico do que os filhotes, aprende facilmente a fazer as necessidades no lugar correto, desde que o treinamento seja feito de forma correta, pois cães adultos também podem ser adestrados!
• O adotante pode ter um contato maior com o animal antes de levá-lo para casa durante caminhadas, por exemplo, o que ajuda a ter certeza de sua decisão;
• Os animais de abrigos/CCZ dão menos despesas, pois já vem vacinados, vermifugados e castrados, alguns até microchipados e com RGA (registro geral animal);
• O animal adulto é mais independente e se adapta mais facilmente. Mas, não pense que ele virá pronto! Você precisará se dedicar para educá-lo e ajudá-lo em sua adaptação, com paciência, respeitando sempre os limites do peludo;
Além de adotar um grande amigo, você também será um exemplo para outras pessoas. E seu cachorro te agradecerá diariamente com um olhar cheio de gratidão por ter dado uma nova chance à vida dele.
Se mesmo assim você optar em adotar um filhote, adote sem culpa! Infelizmente é muito comum ninhadas serem abandonadas todos os dias. Por isso, não deixe de castrar seu peludo.
E para quem decidiu comprar um cão de raça, lembre-se: procure sempre por um criador responsável!
Dr. Pet
Nenhum comentário:
Postar um comentário