quarta-feira, 31 de outubro de 2012

BH pode ter secretaria para defender animais

Belo Horizonte pode ter, em breve, uma secretaria responsável por fazer valer os direitos dos animais. O projeto, que está em discussão na Câmara Municipal, busca implantar a Secretaria Especial dos Direitos dos Animais, para que "exista um órgão na prefeitura com atenção voltada à defesa dos animais", conforme explicou o autor da proposta, vereador Sérgio Fernando (PV).

A medida é vista com entusiasmo por quem luta pela causa dos bichos. Esse é o caso da atriz Candice Araújo, que, nomeada pelos grupos de defesa como protetora dos animais, resgata voluntariamente cães e gatos nas ruas, paga pelo tratamento veterinário e cuida dos bichos em sua casa até que possam ser adotados.

Para ela, a secretaria poderia permitir a execução de alguns projetos, como, por exemplo, a criação de centros de reabilitação. "Seria um pontapé inicial para que, a partir dessa secretaria, fossem criados caminhos para a solução dos problemas, como a construção de hospital público para os animais", defende.

O fundador do Núcleo Fauna de Defesa Animal (NFDA), Franklin Oliveira, que realiza, há dez anos, a Feira do Melhor Amigo, acredita que a secretaria possa contribuir para ampliar o debate sobre o tema. "Tendo em vista que no município não existe ação efetiva, pelo menos (a secretaria) poderia estar levantando atenção para essa questão", diz.

A nova secretaria, de acordo com a protetora de animais Marina Victal, pode contribuir para unificar o trabalho realizado por voluntários. "É positivo. Quanto mais a gente conseguir organizar esse movimento, que hoje é pulverizado, melhor. São poucos tentando resolver um problema que deveria ser tratado pela prefeitura", pontua Marina, que participa de grupos de ajuda mútua em luta pela defesa dos animais nas redes sociais. O trabalho que eles realizam é buscar recursos para custear tratamento e cuidados dos bichos, além de estimularem a adoção.

O projeto de lei prevê que o Executivo, se sancionar a proposta, abra créditos especiais ou remaneje recursos orçamentários para formalizar a criação da nova pasta.

Fonte:  http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=214699%2COTE

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Apelo em nome dos animais ao novo prefeito



Blumenau escolheu seu novo prefeito: Napoleão Bernardes.
Parabenizo o vencedor e toda sua militância pela expressiva vitória.

Como representante da proteção animal em Blumenau, enfatizo a necessidade de criarmos uma política pública de proteção e bem estar animal na cidade.

Não podemos mais levar esse assunto da forma como tem sido feito até agora. O município precisa assumir sua parte para amenizar o sofrimento de nossos animais e garantir seus direitos.

Nossa cidade já foi exemplo de vanguardismo em diversos setores como cultura, esporte, comunicação, educação infantil etc. Em tudo isso fomos superados, inclusive por cidades menores.

Nossa cidade, assim como nosso país, ainda precisa avançar muito no que se refere aos direitos de seus cidadãos, e os direitos dos animais são ainda menosprezados. Porém a mídia diariamente tem mostrado exemplos de outras cidades e pessoas que militam na causa animal, fortalecendo esse movimento.

Acredito que a votação dos candidatos a vereador nesse pleito representando a proteção animal mostrou que essa é uma preocupação de muitos cidadãos blumenauenses, que também esperam ações e projetos que melhorem a qualidade de vida da população animal da cidade.

Meu sonho é ajudar a tornar Blumenau conhecida como “cidade amiga dos animais”, como já fomos um dia chamados de “cidade jardim”. Que sejamos um case para outros municípios, e que outros gestores venham nos visitar e conhecer nossos projetos.

O caminho é longo e árduo, temos que começar pelo básico, mas acredito que com seriedade e compromisso, podemos avançar muito.

Tenha certeza, Napoleão Bernardes, que nós protetores de animais estamos abertos a parcerias, mas esperamos de sua gestão ações concretas e assertivas, principalmente para o problema do abandono de animais e controle populacional de cães e gatos.
Conto com sua sensibilidade e simpatia pela causa, criando soluções e apoiando as entidades que lutam pelos direitos dos animais.

Evelin Huscher


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Com boa vontade dá!



 
Com boa vontade dá!

Diversos municípios brasileiros tem demonstrado através de iniciativas criativas e inteligentes que dá para fazer uma política pública de proteção e bem estar animal.

Algumas cidades catarinenses já perceberam isso e criaram suas próprias soluções, visando principalmente o controle populacional de cães e gatos com projetos de esterilização.

Um bom exemplo vem de Joinville que inaugurou em março deste ano o Centro de Bem Estar Animal (CBA), cujos principais objetivos são cuidar de animais vítimas de maus tratos e servir como espaço de conscientização sobre cuidados com os animais. A responsabilidade desse espaço cabe à Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema). Depois de tratados e esterilizados, os animais são colocados para adoção em parceria com as ONGs de proteção animal da cidade.

Outra iniciativa bacana vem de Criciuma, no sul do estado. Em 2009 o município instituiu a Semana Municipal da Proteção do Bem Estar Animal, realizada em outubro, através de um conjunto de ações voltadas à promoção do respeito à vida e à integridade física e psíquica dos animais. Os principais objetivos são estimular atividades de promoção e apoio à proteção do bem estar animal e conscientizar e sensibilizar todos os setores da sociedade para que respeitem a vida animal e compreendam e apóiem ações voltadas ao seu bem estar físico e psíquico.

Uma cidade catarinense que está na vanguarda em ações integradas para controle humanitário da procriação indesejada de cães e gatos, educação para o respeito a todas as formas de vida e combate aos maus tratos e abandono de animais é São Francisco do Sul. Em 2009 foi criado o Fórum de Zoonoses e Bem Estar Animal, colegiado deliberativo composto por representantes de diversos segmentos públicos, privados e não governamentais, para elaboração de uma política pública que contemple a criação, aplicação e fiscalização de uma legislação de controle de zoonoses e bem estar animal, ações de controle populacional, educação e responsabilização do cidadão para respeito aos animais. Os resultados práticos foram a criação do Centro de Bem Estar Animal (CBA) e o Castramóvel, um ônibus adaptado e equipado para assistência e castração de animais de rua e de munícipes carentes.

Até Bombinhas, cidade litorânea com população de 14.293 habitantes (Censo 2010), inaugurou em 2011 o Centro de Vigilância Animal, espaço destinado a castrações de cães e gatos domiciliados, serviço que objetiva um controle mais eficiente da população animal no município e tende a reduzir as doenças de origem animal.

Itajaí possui um Canil Municipal que abriga mais de 200 cães e aproximadamente 20 gatos, administrado pela Secretaria de Saúde, sob responsabilidade do Departamento de Vigilância Epidemiológica. As adoções dos animais são feitas diretamente no local e em feiras de filhotes em parceria com estabelecimentos comerciais, sendo que todo animal doado sai castrado ou com data marcada para castração, no caso de filhotes.

Até Pomerode, uma das cidades catarinenses onde se realiza a puxada de cavalos, recentemente firmou um convênio com a FURB para esterilização de cães e gatos. Vai entender uma coisa dessas?

Infelizmente em Blumenau a situação é bem diferente, pois o município não possui nenhum projeto ou ação efetiva para a proteção e bem estar animal. Hoje o resgate, reabilitação e recolocação de animais abandonados é feito por ONGs de proteção e protetores independentes, com apoio de alguns veterinários solidários e sensíveis ao problema do enorme numero de animais de rua ou em maus tratos.

Os exemplos acima vindos de cidades maiores e menores que Blumenau comprovam que com boa vontade dá!

Evelin Huscher

Acesse:  http://www.blumenews.com.br/site/destaque/item/2228-com-boa-vontade-d%C3%A1.html


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Jaulas vazias



Uma criança, na volta da visita ao zoológico com a escola, foi convidada a fazer um desenho para explicar o que achou do passeio:

"Seu zoológico é uma prisão. As jaulas são tão pequenas. O tigre estava chorando. Eu odiei a visita."

Quant
os de nós conseguimos enxergar que o tigre - e os outros animais - estão "chorando"?

Ainda há esperança!
Precisamos ensinar nossos filhos a amar os animais!
Não queremos jaulas maiores, queremos jaulas vazias!
LIBERTE!

Santa - 25/10/2012


Feira de adoção GIASSI


Pizza solidária APRABLU


Operação Gato de Rua


OPINIÃO: É isso aí, bicho!

O Criador nos deu um planeta pleno de vida, e sua criação máxima, o ser humano (?), prima pelo desrespeito à vida. É cruel o sofrimento dos animais de rua, muitos deles abandonados pelos donos de caráter desprezível. O pior é o descaso das autoridades, surdas aos apelos das entidades protetoras e insensíveis ao problema de saúde pública. Constroem-se palácios suntuosos neste país para abrigar burocratas apegados à ostentação de seus poderes e não se consegue – porque não se quer! – construir um mero Centro de Zoonoses que faz parte da solução. Não se trata de carrocinha, não é o caso de captura dos abandonados.

O caso envolve dignidade, respeito à vida, bom tratamento. Centro de Zoonose não é penitenciária de animais, e por isto defendo, com veemência e sem arredar o pé, que seja dirigido por entidade protetora de animais. No mínimo que se dê a elas o poder de fiscalização e, se for o caso, intervenção.

Quanto ao fato de o ser humano ser a criação máxima, há controvérsia. Pelo menos enquanto continuar a abandonar, maltratar ou ignorar o sofrimento dos animais. A propósito, vale lembrar Mahatma Gandhi: “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.”

valther@santa.com.br
VALTHER OSTERMANN|Colunista

E agora, prefeito?



E agora, prefeito??

Às vésperas do segundo turno que irá decidir quem será o futuro prefeito de Blumenau, muitas questões esperam resposta no que se refere aos rumos que a cidade irá tomar.
Haverão mudanças na saúde, educação, mobilidade urbana, segurança? A população trabalhadora e que mora nos bairros terá alguma melhoria que facilite seu dia a dia?

São questões que só o tempo irá responder, pois o futuro é algo incerto, mas por se tratar de um processo democrático, onde a população decide quem será seu futuro gestor, já dá para se ter uma idéia do nível de satisfação do modelo de gestão escolhido.

Além de todas essas questões, algo que me preocupa particularmente, é com relação ao bem estar animal, pois uma cidade também é composta de sua fauna (doméstica e silvestre) e sua flora.
Assim como os seres humanos, todo animal tem direito à vida, ao respeito e à proteção e cabe a nós nos responsabilizarmos por isso.

Nossa cidade carece de uma política pública de proteção e bem estar animal, que garanta a eles seus direitos e punição aqueles que infringirem esses direitos.
A construção de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) se faz prioridade hoje no município, baseado em princípios humanitários de bem estar e respeito aos animais. Mas somente isso não resolverá o problema dos animais domésticos abandonados ou em situação de risco. É preciso criar uma estratégia de controle populacional de cães e gatos, através de campanhas de Posse Responsável e Esterilização (castração) desses animais, tanto aqueles com família, como os de rua ou sob a guarda de protetores de animais.

Para alguns, essa pode ser uma questão menor, pois a prefeitura deve se priorizar o cuidado com as pessoas e deixar que as entidades não governamentais (ONGs) se preocupem com isso. Mas estamos falando de saúde pública e educação também, pois animal na rua, doente, atropelado, revirando lixo, pode causar acidentes e transmitir doenças a outros animais e pessoas. Além disso, uma cidade que não se preocupa com seus animais, que tipo de valores está ensinando a seus cidadãos? Que é aceitável o abandono e maus tratos a animais.

Várias cidades brasileiras tem implantado bons projetos para o bem estar animal. Não é necessário reinventar a roda, basta identificar nosso principal problema e gradualmente ir criando soluções para amenizar o descaso e sofrimento dos animais.

O que espero da futura gestão municipal é que esteja mais aberta e sensível a essa causa e que olhe com mais carinho pelos cidadãos de patas, pelos, penas e bicos também.

Evelin Huscher


Acesse: http://www.blumenews.com.br/site/destaque/item/2213-e-agora-prefeito?.html